O piso laminado e o piso vinílico, a primeira vista podem ser bem parecidos, mas é só analisar um pouco que você já sabe que não é bem assim.

As principais características para sabermos diferenciá-los seguem abaixo pra você não confundi-los nunca mais e na hora de decidir o melhor pra sua casa, ter uma noção de qual o melhor, mas lembre-se, na dúvida, a melhor pessoa pra te ajudar na escolha do melhor material, é sempre um profissional, para que no futuro não haja nenhum problema na sua obra, ou reforma.

Piso Laminado

Estes pisos são de fácil limpeza, possuem diversas opções de cores e texturas, são resistentes e podem ser instalados em diversos cômodos.

Também tem um baixo custo em relação ao piso de madeira além de fácil instalação e serem ecologicamente corretos, é funcional como isolante térmico, e principalmente acústico.

laminadoBem aconchegante, não?

E existem basicamente 2 linhas de Pisos laminados, são elas:

PISO LAMINADO DE MADEIRA

  • É um piso constituído de lâminas de madeira natural, com acabamento em verniz, possui 7mm de espessura com larguras e comprimentos variados;
  • Sua principal característica se dá em função da beleza da madeira, onde cada régua tem o seu desenho e tonalidade exclusiva. É de fácil instalação, limpeza e antialérgico;
  • Utiliza-se para aplicação residencial ou ambientes de tráfego leve.

PISO LAMINADO DE ALTO TRÁFEGO

  • São fabricados com base em HDF (micro particulas de madeira prensadas em alta densidade) e revestidas com papel decorativo nos mais variados padrões;
  • Sua principal característica é a alta resistência ao desgaste e a riscos. É de fácil instalação e limpeza, alta resistência à luz solar, riscos, manchas e brasas de cigarros;
  • Utiliza-se para aplicação residencial e comercial.

INSTALAÇÃO

Necessita junta de dilatação,  um espaço mínimo de 12mm, junto às paredes ou quaisquer obstáculos (colunas, móveis fixos, tubulações, etc.), nas portas de passagens para outros cômodos, para o trabalho de dilatação do piso mediante as variações de temperatura e umidade ambiente.

Também deve se instalar uma manta entre o piso e o contra-piso, deve ser de espessura mínima de 2mm, que possibilite uma boa acomodação do piso e um isolamento acústico satisfatório.

Ela tem a função de reter uma eventual umidade que possa vir do contra-piso e combater irregularidades de até 3mm.

Piso Vinílico

Os pisos vinílicos de PVC são cada vez mais utilizados. Tem boa absorção de som, no calor ele não aquece como o carpete e no inverno é mais aconchegante que o porcelanato ou a cerâmica, além de que não empenam e nem dilatam.

Pode ser utilizado em qualquer ambiente interno, e existem algumas linhas específicas de piso vinílico para cozinha ou banheiro . Ele só não é recomendado para áreas externas, devido o sol que desbota o pigmento do material.

vinilicoParece madeira, né? Mas é vinílico.

Veja 4 tipos de pisos vinílicos que você encontra no mercado:

PISO VINÍLICO EM MANTA

  • Este é o tipo mais econômico de piso vinílico. É vendido em rolos geralmente de 2,0m de largura. A instalação é feita com cola; e pode ser feita por cima do piso antigo, seja cerâmica, porcelanato ou um piso vinílico velho (desde que nivelado, sempre);
  • As juntas da manta são soldadas com solda a quente ou solda a frio para vedar completamente a passagem da água.

PISO VINÍLICO EM RÉGUA CLIC

  • É o tipo mais prático, ele não é colado ao chão, apenas encaixado nas bordas das réguas vinílicas. A espessura desse tipo de piso vinílico varia de 3,2mm a 4,0mm;

PISO VINÍLICO EM RÉGUA COLADA

  • O piso vinílico em régua vem em formatos de tábuas. Desse modo o resultado final fica mais parecido com um piso real de madeira, isso ocorre por causa das juntas desse tipo de piso.

PISO VINÍLICO AUTOCOLANTE

  • Este você mesmo pode instalar, o adesivo autocolante já vem na face do piso, basta retirar o filme protetor e aplicar o piso ao chão. O maior cuidado deve ser com a marcação e o alinhamento das réguas na posição correta.

VINILICOS

Veja um resumo das principais diferenças e algumas semelhanças entre o piso laminado e o piso vinílico!

piso-vinilico-piso-laminado-diferenças

Achou interessante a ideia de ter estes pisos em casa? Olha como eles ficam na decoração, então. Abaixo uma galeria com várias ideias pra você! Ah…e não se preocupe que tem legenda nas fotos pra você não trocar os tipos!