O piso laminado e o piso vinílico, a primeira vista podem ser bem parecidos, mas é só analisar um pouco que você já sabe que não é bem assim.
As principais características para sabermos diferenciá-los seguem abaixo pra você não confundi-los nunca mais e na hora de decidir o melhor pra sua casa, ter uma noção de qual o melhor, mas lembre-se, na dúvida, a melhor pessoa pra te ajudar na escolha do melhor material, é sempre um profissional, para que no futuro não haja nenhum problema na sua obra, ou reforma.
Piso Laminado
Estes pisos são de fácil limpeza, possuem diversas opções de cores e texturas, são resistentes e podem ser instalados em diversos cômodos.
Também tem um baixo custo em relação ao piso de madeira além de fácil instalação e serem ecologicamente corretos, é funcional como isolante térmico, e principalmente acústico.
Bem aconchegante, não?
E existem basicamente 2 linhas de Pisos laminados, são elas:
PISO LAMINADO DE MADEIRA
- É um piso constituído de lâminas de madeira natural, com acabamento em verniz, possui 7mm de espessura com larguras e comprimentos variados;
- Sua principal característica se dá em função da beleza da madeira, onde cada régua tem o seu desenho e tonalidade exclusiva. É de fácil instalação, limpeza e antialérgico;
- Utiliza-se para aplicação residencial ou ambientes de tráfego leve.
PISO LAMINADO DE ALTO TRÁFEGO
- São fabricados com base em HDF (micro particulas de madeira prensadas em alta densidade) e revestidas com papel decorativo nos mais variados padrões;
- Sua principal característica é a alta resistência ao desgaste e a riscos. É de fácil instalação e limpeza, alta resistência à luz solar, riscos, manchas e brasas de cigarros;
- Utiliza-se para aplicação residencial e comercial.
INSTALAÇÃO
Necessita junta de dilatação, um espaço mínimo de 12mm, junto às paredes ou quaisquer obstáculos (colunas, móveis fixos, tubulações, etc.), nas portas de passagens para outros cômodos, para o trabalho de dilatação do piso mediante as variações de temperatura e umidade ambiente.
Também deve se instalar uma manta entre o piso e o contra-piso, deve ser de espessura mínima de 2mm, que possibilite uma boa acomodação do piso e um isolamento acústico satisfatório.
Ela tem a função de reter uma eventual umidade que possa vir do contra-piso e combater irregularidades de até 3mm.
Piso Vinílico
Os pisos vinílicos de PVC são cada vez mais utilizados. Tem boa absorção de som, no calor ele não aquece como o carpete e no inverno é mais aconchegante que o porcelanato ou a cerâmica, além de que não empenam e nem dilatam.
Pode ser utilizado em qualquer ambiente interno, e existem algumas linhas específicas de piso vinílico para cozinha ou banheiro . Ele só não é recomendado para áreas externas, devido o sol que desbota o pigmento do material.
Parece madeira, né? Mas é vinílico.
Veja 4 tipos de pisos vinílicos que você encontra no mercado:
PISO VINÍLICO EM MANTA
- Este é o tipo mais econômico de piso vinílico. É vendido em rolos geralmente de 2,0m de largura. A instalação é feita com cola; e pode ser feita por cima do piso antigo, seja cerâmica, porcelanato ou um piso vinílico velho (desde que nivelado, sempre);
- As juntas da manta são soldadas com solda a quente ou solda a frio para vedar completamente a passagem da água.
PISO VINÍLICO EM RÉGUA CLIC
- É o tipo mais prático, ele não é colado ao chão, apenas encaixado nas bordas das réguas vinílicas. A espessura desse tipo de piso vinílico varia de 3,2mm a 4,0mm;
PISO VINÍLICO EM RÉGUA COLADA
- O piso vinílico em régua vem em formatos de tábuas. Desse modo o resultado final fica mais parecido com um piso real de madeira, isso ocorre por causa das juntas desse tipo de piso.
PISO VINÍLICO AUTOCOLANTE
- Este você mesmo pode instalar, o adesivo autocolante já vem na face do piso, basta retirar o filme protetor e aplicar o piso ao chão. O maior cuidado deve ser com a marcação e o alinhamento das réguas na posição correta.
Veja um resumo das principais diferenças e algumas semelhanças entre o piso laminado e o piso vinílico!