As cozinhas deixaram de ser um cômodo separado da casa, cada vez mais integram-se com os ambientes, como salas ou varandas, e isto nos leva a valorizá-la mais esteticamente, e não só funcionalmente.
Não vou dizer que existem regras pra você decorar a sua casa, afinal gosto é gosto. Mas uma boa opção na hora de escolher uma cozinha colorida é pensar em uma cor como a principal e em seu foco.
Por exemplo: nas paredes, pastilhas ou ladrilhos, piso, bancada, armários ou objetos. Fazer a combinação com mais de um dos itens ou simplesmente aplicar em um deles, vejamos:
1 – Paredes coloridas na cozinha
Pode ser em pastilha, ladrilho, ou mesmo em tinta, dependendo do local. Alguns materiais disponíveis no mercado, permitem a aplicação tanto na parede quanto no piso, possibilitando um efeito bem interessante. Quanto às cores, sempre livre, podem ficar contidas em duas, ou ter uma paleta bem generosa.
2 – Bancada da cozinha colorida
Só na parte superior ou envolvendo toda ela, fica à escolha. As cores preferidas são os tons quentes, e alguns materiais, como o silestone, dão grande liberdade na escolha das cores.
3 – Armários coloridos
Focar nos armários é uma boa escolha, trocando as cores dos armários você pode obter ótimos resultados. Uma boa pedida para restaurar os armários é apenas trocar as portas mantendo a base, é uma forma econômica e rápida para repaginá-los.
4 – Acessórios, objetos e móveis coloridos para a cozinha
Para a repaginação, focar nos objetos é mais fácil ainda que nos armários, se enjoar, substitui-se mais facilmente. O foco pode ser nas cadeiras, na geladeira, uma combinação de cadeiras com pendentes, cadeiras com as paredes ou muitas cores em vários objetos e utensílios.
5 – Cozinha com piso colorido
Os ladrilhos deixaram de habitar somente as paredes das cozinhas e foram também para o chão, deixando tudo mais colorido e divertido. Também pode-se optar por outros materiais, criando paginações e gerando efeitos fantásticos. No caso de colorir o piso, note que os armários e as paredes ganham tons sóbrios, gerando equilíbrio no ambiente.
Na decoração da cozinha, a tendência para 2017 é apostar em formas curvas, na presença de plantas para criar aquele clima natural (sempre bom uma hortinha, então, aproveita e olha aqui 6 ideias de cultivo interno) e cores escuras, mas tons como o laranja, azul e amarelo são destaques, então aproveite e dê aquele ponto de cor nesse ambiente tão querido da casa.