O que a tinta pode fazer pela sua casa

A tinta pode fazer muito pela decoração da sua casa se você está pensando em dar uma repaginada nos ambientes e não quer gastar muito, em comparação a comprar móveis novos, por exemplo. Até porque, você mesmo pode executar, na maioria dos casos, não é tão difícil assim, e pode ser bem divertido! Pra começar, então, como pintar uma parede interna de alvenaria?

Para as paredes que estão em bom estado, sem necessidade de reboco, é muito fácil. Jornal ou lona no piso para evitar respingos, fita nas bordas, forro e rodapé. Diluir a tinta com água na bandeja, conforme a indicação do fabricante é importante para que não haja desperdícios, você encontra a porcentagem correta no site com facilidade, caso não esteja na lata. Aplique corretamente as demãos, respeitando o intervalo entre uma e outra, sempre comece a aplicação de cima para baixo, com o rolo de lã. Na hora das compras, não se esqueça do pincel de cerdas macias, pequeno, para os arremates.

Confesso que pintei as paredes aqui de casa, estava com muito medo, mas ficou ótimo. Se eu consigo, você também consegue. Depois, me conta.

Agora veja abaixo essa lista de ideias e galerias de como podemos transformar os ambientes com as poderosas tintas.

 

1 – Parede inteira

A clássica parede inteira, esqueça o branco e invista nas cores. Uma boa estratégia é investir em tintas mais marcantes e no mobiliário mais neutro, assim, se enjoar da tinta, é só trocar!

 

2 – Meia parede

Pode ser metade de cada cor ou somente a metade de baixo, fica à escolha. Essa técnica “alonga” o ambiente, como as listras, e também dá um efeito cabeceira para a cama.

 

3 – Lousa

Tintas que geram efeitos diferentes são encontradas no mercado, podemos facilmente transformar uma parede em um quadro negro, por exemplo. Na cozinha, desde lista de compras à receitas, no home office, desde lembretes a recadinhos.

 

4 – Listras

Verticais ou horizontais, geram efeitos variados, e a vantagem de pintar suas próprias listras, ao invés de comprar o papel de parede, é que você pode usar as cores que quiser e da forma que quiser, sem limitação de tamanho.

 

5 – Formas geométricas

Triângulos, retângulos, círculos, das mais variadas formas, trazem um toque de arte para a decoração. Com um pouco de criatividade e certa  habilidade vale a pena tentar fazer. Uma boa dica, para alguns casos, é a utilização de moldes.

 

6 – Pintura artística

Para quem quer, realmente, algo único em casa. Essa fica um pouco mais complicado fazer por conta, mas existem pessoas que fazem pra você. A galeria é do Gusta Vicentini, que faz sua arte em todos lugares, desde telas, mobiliário, fachadas, muros, ambientes internos residenciais e comerciais. As criações são dele, tem o estilo dele, mas o ponto de partida sempre é a personalidade do cliente.


Chamando um profissional, um artista ou fazendo você mesmo, recomendo levar cores para a sua casa, faz toda a diferença e ideias não faltam.

Comente!