Cozinhas coloridas: 5 ideias de como colorir o ambiente

Posted on

As cozinhas deixaram de ser um cômodo separado da casa, cada vez mais integram-se com os ambientes, como salas ou varandas, e isto nos leva a valorizá-la mais esteticamente, e não só funcionalmente.

Não vou dizer que existem regras pra você decorar a sua casa, afinal gosto é gosto. Mas uma boa opção na hora de escolher uma cozinha colorida é pensar em uma cor como a principal e em seu foco.

Por exemplo: nas paredes, pastilhas ou ladrilhos, piso, bancada, armários ou objetos. Fazer a combinação com mais de um dos itens ou simplesmente aplicar em um deles, vejamos:

 

1 – Parede

Pode ser em pastilha, ladrilho, ou mesmo em tinta, dependendo do local. Alguns materiais disponíveis no mercado, permitem a aplicação tanto na parede quanto no piso, possibilitando um efeito bem interessante. Quanto às cores, sempre livre, podem ficar contidas em duas, ou ter uma paleta bem generosa.

casa-e-arquitetura-cozinhas-coloridas-paredes-azulejos (1)

casa-e-arquitetura-cozinhas-coloridas-paredes-azulejos (2)

 

2 – Bancada

Só na parte superior ou envolvendo toda ela, fica à escolha. As cores preferidas são os tons quentes, e alguns materiais, como o silestone, dão grande liberdade na escolha das cores.

casa-e-arquitetura-cozinhas-coloridas-bancadas (3)

casa-e-arquitetura-cozinhas-coloridas-bancadas (2)

casa-e-arquitetura-cozinhas-coloridas-bancadas (4)

 

3 – Armários

Focar nos armários é uma boa escolha, trocando as cores dos armários você pode obter ótimos resultados. Uma boa pedida para restaurar os armários é apenas trocar as portas mantendo a base, é uma forma econômica e rápida para repaginá-los.

CASA-E-ARQUITETURA-COZINHAS-COLORIDAS-ARMARIOS (2)

CASA-E-ARQUITETURA-COZINHAS-COLORIDAS-ARMARIOS (3)

CASA-E-ARQUITETURA-COZINHAS-COLORIDAS-ARMARIOS (1)

CASA-E-ARQUITETURA-COZINHAS-COLORIDAS-ARMARIOS (4)

CASA-E-ARQUITETURA-COZINHAS-COLORIDAS-ARMARIOS (5)

 

4 – Acessórios

Para a repaginação, focar nos objetos é mais fácil ainda que nos armários, se enjoar, substitui-se mais facilmente. O foco pode ser nas cadeiras, na geladeira, uma combinação de cadeiras com pendentes, cadeiras com as paredes ou muitas cores em vários objetos e utensílios.

casa-e-arquitetura-cozinhas-coloridas-objetos (1)

casa-e-arquitetura-cozinhas-coloridas-objetos (3)

casa-e-arquitetura-cozinhas-coloridas-objetos (2)

 

5 – Piso

Os ladrilhos deixaram de habitar somente as paredes das cozinhas e foram também para o chão, deixando tudo mais colorido e divertido. Também pode-se optar por outros materiais, criando paginações e gerando efeitos fantásticos. No caso de colorir o piso, note que os armários e as paredes ganham tons sóbrios, gerando equilíbrio no ambiente.

cozinhas coloridas

cozinhas coloridas

 
Na decoração da cozinha, a tendência para 2017 é apostar em formas curvas, na presença de plantas para criar aquele clima natural (sempre bom uma hortinha, então, aproveita e olha aqui 6 ideias de cultivo interno) e cores escuras, mas tons como o laranja, azul e amarelo são destaques, então aproveite e dê aquele ponto de cor nesse ambiente tão querido da casa.