A rotina profissional pode não ser tão motivadora, então, o que fazer para melhorar o ambiente de trabalho, animar e motivar os funcionários diariamente?

Era uma vez o tempo em que estes ambientes precisavam ser sérios, então a solução pode ser um conjunto de ideias criativas e a decoração é uma grande aliada nesta tarefa.

Muitas empresas já vêm adotando estas práticas nos últimos tempos e os resultados são incríveis. Acompanhe abaixo alguns exemplos que separei para você e como eles afetam diretamente no dia a dia da rotina profissional.

 

A motivação no ambiente de trabalho: simples elementos, grandes resultados

Espaços que  geram conforto físico e emocional são, certamente, muito mais motivadores. Cores, texturas e formas entram em cena para estimular a produtividade e a criatividade.

Uma simples copa pode ser muito mais atrativa e cheia de vida para aquela hora especial, a do cafézinho. Ou mesmo o local para um bate papo e troca de ideias, já pensou que as ideias podem fluir muito mais?

A motivação no ambiente de trabalho

Uma ideia criativa para ambientes de trabalho, simples e eficaz, é investir em uma decoração diferente para o corredor, normalmente desvalorizado.

Uma iluminação especial e elementos estratégicos podem gerar movimento a um local estático e inutilizado. Observe como este espaço pode se tornar um painel de de fotos dos eventos da empresa ou um grande espaço para brainstorming. 

Use a criatividade e alie beleza e funcionalidade!

A motivação no ambiente de trabalho Decoração Resultados Digitais Florianópolis

As salas de reunião podem ter um ar mais sério, mas não totalmente. Móveis em tons pastel são ótimos para manter o equilíbrio e ao mesmo tempo quebrar a monotonia.

Se as paredes forem de vidro não esqueça de sinalizá-las com adesivos criativos para evitar acidentes!

A motivação no ambiente de trabalho

A motivação no ambiente de trabalho

 

Aumente a qualidade de vida no ambiente de trabalho!

Inserir a vegetação nos ambientes de trabalho, principalmente de tecnologia, devido à presença do ar condicionado, adiciona mais qualidade de vida.

Vários estudos já comprovaram isso. Mesmo com plantas artificiais, o impacto visual também é significativo e afeta as condições ambientais de trabalho.

Um mobiliário confortável é essencial, ergonomicamente e esteticamente falando: para a coluna e para os olhos. Selecione móveis que serão confortáveis, tanto para as horas de trabalho como para as horas de lazer no ambiente de trabalho.

Mesclar diferentes formatos, que conversem entre si, pode gerar uma composição bem interessante.

A motivação no ambiente de trabalho

A motivação no ambiente de trabalho

Cores como o amarelo despertam a atenção, já uma paleta voltada para o azul estimula a produtividade, enquanto o roxo ativa a criatividade. Abusar das cores, em locais estratégicos, é a aposta certa.

A motivação no ambiente de trabalho

Cadeiras e mesas de diferentes formas e cores deixa o ambiente de trabalho mais divertido e atraente. E por que não, um escorregador?

A motivação no ambiente de trabalho

Nem toda empresa possui estrutura física e orçamento disponível para um escorregador, mas um local especial para entretenimento, com vídeo game, violão, sinuca ou mesmo um boneco, para o colaborador dar uns socos nos momentos de frustração, gera um ambiente mais leve e com mais qualidade de vida.

Além disso, este espaço gera momentos de entrosamento entre os funcionários.

A motivação no ambiente de trabalho

 

O ambiente de trabalho influencia no comportamento das pessoas

Passamos a maior parte do nosso dia no ambiente profissional, não podemos negar que isto afeta a vida pessoal. Se você sai do trabalho estressado(a) certamente chegará em casa estressado(a), não é mesmo?

Várias empresas já apostam nas salas de descompressão, são como chamamos os locais que os funcionários podem desligar e relaxar. As cabines de soneca são inovadoras nos ambientes de trabalho, mas alguns pufes também cumprem esta função.  

Passar algum tempo ali, após o almoço, ou mesmo antes de enfrentar um trânsito de horas ao ir para casa pode mudar drasticamente o humor e o comportamento das pessoas. 

A motivação no ambiente de trabalho

O conceito que cada um tem estação de trabalho, isolado, é coisa do passado, hoje as mesas são unificadas. Mas, disponibilizar outras opções para quem deseja privacidade em momentos que exigem maior concentração e introspecção é uma boa prática, só não esqueça as cores.

A motivação no ambiente de trabalho

A motivação no ambiente de trabalho

 

Gostou destas ideias criativas para melhorar os ambientes de trabalho? Todas as fotos que você viu aqui foram tiradas na empresa Resultados Digitais, aqui de Florianópolis (exceto a foto da capa, que é a sede do Google, em Amsterdam).

O projeto é do arquiteto Guilherme Moki e escolhemos ele para ser nosso modelo neste post, pois acreditamos na valorização da arquitetura local.

A empresa é da área de tecnologia, um segmento que cada dia mais aposta em ambientes diferenciados e criativos.

Esta é a segunda sede da empresa na cidade, então, você não precisa começar já com todos estes itens, escolha os que estão ao seu alcance, dentro de seu orçamento e comece a planejá-los hoje mesmo.

Se precisar de ajuda, fale com a gente!

Leave a Reply

Your email address will not be published.