Muitas pessoas sentem arrepios só de ouvir a palavra reforma por imaginar que ela irá demandar um alto investimento de tempo e de recursos. Porém, nem sempre precisa ser assim.

Com um bom planejamento e uma ideia clara do que você pretende reformar, é possível alcançar excelentes resultados sem ter que investir uma fortuna ou esperar meses até que a obra seja concluída.

Se essa é a primeira vez que você vai reformar seu imóvel, então não deixe de conferir as dicas que elaboramos em parceria com o site  Habitissimo para tornar essa tarefa mais simples.

Dcias para reformaFonte: pinterest.com

 

A importância de um arquiteto para uma reforma

É muito comum as pessoas evitarem a contratação de um arquiteto por acreditarem que ele irá representar apenas gastos extras durante a reforma. No entanto, esse é um equívoco que deve ser combatido.

O arquiteto é um profissional indispensável para o sucesso e por manter a reforma dentro do orçamento desejado. Ele ajudará você a economizar durante a obra, já que sabe escolher os materiais certos e nas quantidades necessárias.

Sendo assim, não abra mão de contratar um arquiteto para acompanhar de perto a sua reforma.

Dicas para reforma de salaFonte: novamacuco.com

 

Variações de preços dos materiais

Se o seu objetivo for alcançar o máximo de economia possível em sua primeira reforma, então não deixe de pesquisar os preços de tudo aquilo que for adquirir. Muitas vezes um mesmo material em lojas diferentes pode apresentar uma variação de até 30% nos preços.

Vale lembrar que nem sempre o material mais econômico será o de melhor qualidade, por isso é necessário ficar atento à relação custo x benefício e as especificações indicadas em projeto. Novamente, considere auxílio profissional para esta etapa.

Dicas para reforma de salaFonte: habitissimo.com

 

Dicas para reforma de cozinha integradaFonte: denainteriores.com

 

Diversidade de materiais utilizados

Com os avanços da tecnologia, o cenário da construção civil se torna cada dia mais diversificado, não param de surgir novas opções de materiais para utilizar em sua reforma.

Desde as opções mais tradicionais como a madeira, os tijolos e as pedras, até os revestimentos mais modernos, como o drywall e o cimento queimado, o que não faltam são ideias diferentes para você escolher aquela que melhor combina com o estilo de seu imóvel.

Converse com um profissional de sua confiança e escolha os que mais se adaptam à sua realidade, necessidades e bolso!

Dicas para reforma de salaFonte: decorlu.co,

 

Possibilidades para a pintura

Durante uma reforma, as tintas podem ser grandes aliadas para quem deseja renovar a aparência dos ambientes sem gastar muito dinheiro ou perder tempo demais com a tarefa.

Invista na pintura como uma opção decorativa para o imóvel, inserindo nela acabamentos diferentes, como formas geométricas e outros efeitos que certamente irão criar um diferencial para cada ambiente.

Dicas para reforma de quartosFonte: ralliss.com

Dicas para reforma de quartosFonte: hirshfields.com

 

Integrar ambientes durante a reforma 

Sem sombra de dúvidas a integração entre diferentes ambientes é uma tendência que veio para ficar. Remover paredes e unificar espaços faz com que o imóvel se torne mais amplo e aconchegante, sendo que esta pode ser uma ótima opção para sua primeira reforma.

Além dessas vantagens, a integração dos ambientes também faz com que os cômodos se tornem mais iluminados e ventilados, por isso essa pode ser a aposta ideal para imóveis pequenos.

Mas cuidado com as paredes que irá remover! Derrubar uma parede estrutural, por exemplo, comprometerá toda a estrutura do imóvel e, em caso de apartamentos, do prédio todo. 

Integrar ambientes em uma reforma exige acompanhamento profissional por questões de segurança. Você irá precisar de uma RRT ou ART que é emitida, respectivamente, por arquitetos e engenheiros.

Dicas para reforma de sala integradaFonte: mebelitally.com

 

Dicas para reforma de sala integradaFonte: limaonaagua.com

 

Integrando sala e cozinha

Dois dos ambientes em que a integração funciona perfeitamente são a sala e a cozinha, parecem ter nascido um para o outro. Porém, para que essa integração possa ser eficiente e alcançar bons resultados, existem alguns cuidados a serem tomados.

Um deles é a instalação de uma coifa a fim de evitar que os odores da cozinha se espalhem pela sala. Outro cuidado importante é inserir um elemento de transição entre os dois ambientes, como por exemplo uma bancada ou uma ilha.

Dicas para reforma de cozinhaFonte: francoimoveis.com

 

Dicas para reforma de cozinhaFonte: dicasdemulher.com

 

Ideias para os banheiros sem janelas

Além do mau cheiro que pode se concentrar no banheiro se ele não tiver uma janela para a ventilação adequada, outro problema que atinge esse espaço é o excesso de umidade, que acabe fazendo com que as paredes e alguns objetos comecem a mofar.

Quando não for possível adaptar o banheiro durante a reforma para inserir uma janela, você pode encontrar soluções alternativas para melhorar a circulação de ar neste cômodo, como por exemplo a instalação de um exaustor ou de uma grelha para facilitar a troca de ar.

Outras ideias que podem ser interessantes para banheiros sem janelas são os toalheiros elétricos para secar as toalhas e as claraboias para garantir um pouco mais de claridade.

Dicas para reforma de banheiroFonte: habitissimo.com

Nada como um bom planejamento para a primeira reforma

Para iniciar e concluir uma reforma, com o mínimo de estresse possível, é fundamental que você tenha um bom planejamento do que será feito e procure ser fiel ao seu projeto original.

Durante a reforma é muito comum que as pessoas se empolguem e resolvam mudar mais coisas do que o previsto inicialmente, e essa é uma das principais causas de atrasos nas obras e gastos além do esperado.

Por esse motivo, defina claramente o que você pretende modificar antes de iniciar a reforma e procure seguir à risca o seu planejamento inicial. 

Dicas para reforma de salaFonte: saintgobain.com

 

Dicas para reforma de cozinhaFonte: limaonaagua.com

 

Gostou das nossas dicas para deixar sua primeira reforma mais tranquila? Com planejamento tudo fica mais fácil.

Lembre-se que se você precisar de um projeto e acompanhamento de profissionais de arquitetura e engenharia, fale conosco!

E para a execução do serviços, você pode contar com o Habitissimo, que possui uma plataforma onde você encontra profissionais por todo o Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published.