A decoração estilo escandinavo, logo de cara, transmite um grande equilíbrio. Ela é caracterizada por três componentes-chave: funcionalidade, simplicidade e beleza.

A simplicidade é aplicada com elegância e cria uma sensação aconchegante. Qualquer decoração feita no estilo escandinavo resulta em ambientes cheios de luz, com elementos naturais e uma paleta de cores neutras.

O estilo faz referência a paisagens naturais, como florestas, lagos e montanhas. 

Quer saber mais como deixar sua casa bem escandinava? Você está no lugar certo!

Estilo escandinavo x minimalismo

Como o estilo escandinavo dispensa exageros é muito similar com a decoração minimalista.

Os dois estilos estão em alta, tem como semelhança e predominância as cores neutras e por serem muito parecidos, acabam sendo confundidos um com o outro.

Particularmente, não gosto muito de rótulos na decoração, mas é importante diferenciá-los com base em suas características históricas, de design e elementos. Vamos às diferenças?

Minimalismo

Surgiu por volta de 1960, possui influências do design japonês, com linhas limpas e movimento. Grande utilização de materiais industriais como plástico laqueado e aço inoxidável ou cromado.

O minimalismo destaca a simplicidade dos móveis e explora texturas, formas geométricas, ambientes integrados e aconchegantes.

Escandinavo

Surgiu na década de 1950 na região nórdica e uma de suas principais características é o uso de materiais vindos da natureza, como a madeira e fibras naturais. As cores utilizadas são neutras e possui traços simples.

Mas, vamos deixar claro que a decoração de estilo escandinavo obviamente pode ter elementos característicos do minimalismo, certo?

 

Onde surgiu o estilo escandinavo?

A decoração escandinava é uma mistura de estilos da Suécia, Noruega, Dinamarca e Finlândia. Por lá os invernos são longos, o que significa que há pouca luz do dia. Além disso, as pessoas geralmente moram em casas pequenas, causando a necessidade de maior iluminação natural.

Em 1947, uma exposição de design muito popular em Milão, chamada Triennale di Milano, exibia móveis escandinavos e acessórios para casa dos países nórdicos – e eles foram muito bem recebidos.

Com base nessa popularidade, o design da Escandinávia viajou pelos EUA e Canadá de 1954 a 1957. Na década de 1990 houve um enorme aumento na popularidade do design de estilo escandinavo, quando os designers começaram a criar peças únicas e ousadas como unidades individuais de design.

 

Cores do estilo de decoração escandinavo

A paleta de cores da decoração do estilo escandinavo é tipicamente muito leve e simples.

O branco é frequentemente usado como a cor base, mas não faz o ambiente parecer frio isto porque os materiais naturais, como a madeira e a vegetação, trazem calor e textura. Esta cor também é uma excelente “tela em branco” para introduzir qualquer combinação de cores, desde pastéis suaves até detalhes em preto.

Os cinzas também podem ser usados ​​para criar um interior bonito e sereno. Ao decidir sobre tons quentes ou frios, observe algumas regras: frios em ambientes voltados para o sul e quentes para quartos voltados para o norte (o mesmo serve para os brancos).

Inserir pontos de cor é uma ótima maneira de iluminar e alegrar os ambientes.  Tente introduzir em um único móvel, como o sofá, cadeira. Nos acessórios também pode funcionar muito bem! Mas, lembre-se sempre que a simplicidade é a chave para a decoração estilo escandinavo, portanto evite exageros.

 

Como começar a introduzir o estilo escandinavo em minha casa?

Se você não sabe por onde começar, preste atenção: não há apenas um estilo escandinavo, mas há certos elementos que são reconhecidos tipicamente da decoração estilo escandinavo.

Nem tudo tem que combinar e muitas decorações misturam elementos vintage e tradicionais com linhas simples e limpas. 

Aqui falei sobre alguns dos componentes mais característicos da decoração escandinava, mas é claro que há muitas maneiras de incorporar seu próprio estilo e personalidade à decoração. Veja abaixo como ela pode ser aplicada em cada cômodo específico e inspire-se.

 

Cozinha estilo escandinavo

Como o uso de plantas é muito marcante neste estilo de decoração, você pode aproveitar o embalo e fazer uma horta interna na sua cozinha, que tal? Se quiser algumas ideias sobre o assunto, já escrevi aqui no blog sobre como fazer uma horta interna com 6 ideias para cultivar em casa.

Aposte em uma cozinha clean aliada à madeira na mesa e cadeiras. Para os revestimentos, azulejos claros ou mesmo tinta epóxi em áreas molhadas.

Decoração estilo escandinavo cozinha

Decoração estilo escandinavo cozinha

Decoração estilo escandinavo cozinha

Decoração estilo escandinavo cozinha

Decoração estilo escandinavo cozinha

 

Sala estilo escandinavo

Sofás de fibras naturais, pisos de madeira e as plantas (claro) caem perfeitamente na composição da decoração da sala estilo escandinavo. A base branca é ótima para receber as cores que podem ser dispostas em almofadas, poltronas ou acessórios.

Decoração estilo escandinavo salas

Decoração estilo escandinavo salas

Decoração estilo escandinavo salas

Decoração estilo escandinavo salas

Decoração estilo escandinavo salas

 

Decoração de quarto estilo escandinavo

Os quartos ficam muito aconchegantes em estilo escandinavo! Os tons claros transmitem paz e geram um ambiente relaxante, ideal para dormitórios. Plantas são excelentes para este cômodo e algumas são altamente indicadas pois purificam o ar durante a noite.

Decoração estilo escandinavo quarto

Decoração estilo escandinavo quarto

Decoração estilo escandinavo quarto

Decoração estilo escandinavo quarto

Decoração estilo escandinavo quarto

 

Lembre-se que na decoração de interiores não existem regras, o que existem são características de estilos. Você deve é se identificar com um estilo e adaptá-lo ao seu gosto pessoal e necessidades.

Se o seu preferido é a decoração estilo escandinavo, preste atenção nos principais materiais utilizados, cores, elementos e comece a aplicar na sua casa, aliando ao seu próprio estilo.


Tem dificuldade de colocar as ideias em prática? Podemos ajudar você! Realizamos Projetos personalizados às necessidades dos clientes, presencialmente em Florianópolis e também para todo Brasil através de nossa metodologia do Projeto Online, entre em contato conosco agora mesmo 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published.