Decoração econômica: 15 ideias para transformar a casa

Falta dinheiro para decorar a casa e deixar ela cheia de personalidade? Então te daremos 15 ideias para tornar seu lar mais criativo de forma econômica, seja criando móveis ou dando aquele up que falta na decoração.

Fazer uma decoração para a sala, quarto, cozinha, banheiro ou para a área de serviço pode não custar tão caro assim e não é tão difícil, você só precisa de paciência, algum tempo do seu dia e um pouco de criatividade.

Muitas destas ideias foram baseadas no Upcycling, que é o processo de transformar produtos inúteis e descartáveis em novos materiais de maior valor e uso, ao contrário da reciclagem, que usa energia para destruir a forma e então transformar em algo novo.

Outras são baseadas em itens que você tem em casa, mas não sabia que poderiam virar itens decorativos e também alguns você pode criar do zero, de forma fácil e gastando pouco.
 

1 – Móveis com Caixotes de Feira

Este item saiu diretamente das feiras para as vitrines de grandes lojas de decoração, já perceberam? Mas você pode economizar pegando aquele que o pessoal da fruteira dá de graça para você, já faz seu upcycling. É só dar uma lixadinha nele e se preferir pode pintá-lo da sua cor preferida.


 

2 – Decoração com Garrafas

As garrafas não são novidade na decoração. Quem gosta de um bom vinho, espumante ou cerveja sabe que sempre sobra várias e algumas são tão lindas que dá até pena de jogar fora. Então ao invés de jogar, vamos criar abajures, luminárias de teto ou vasos para flores. Ah, e para a decoração de ano novo já falamos sobre elas aqui!

 

3 – Decoração com Jornal

Nem sempre é preciso jogar o jornal fora, pode ficar bem original ter uma parede coberta por jornais em casa. Escolha notícias marcantes, é ótimo para passar o tempo e também para as visitas se distraírem. Como fazer: passe cola branca diluída em água na parede usando rolinho de pintura, depois posicione o jornal desamassado e cuidadosamente alise do centro para fora.

 

4 – Móveis com Blocos de Concreto

Dá para fazer móveis ou floreiras com blocos de concreto, sim. Se você for usar em um ambiente interno, para evitar a sujeira, pode ser utilizado um selador para tijolos.
decoracao blocos concreto

 

5 – Móveis com Pneus

A gente sabe que pneu velho abandonado não é legal. Mas eu sei que pneu velho com corda resulta em um puff ou uma mesinha. Você também pode estofar a parte de cima dele, e no caso de confecção de mesas adicionar um tampo de vidro.

 

6 – Móveis com Pallets

Pallets são outra tendência na hora do upcycling, afinal, eles podem virar móveis para a casa. Uma boa dica é negociar alguns em bom estado de conservação em lojas de construção ou depósitos. A quantidade que você vai precisar vai depender do móvel que você quer fazer. Pode ser uma cama, um aparador, uma sapateira ou uma estante para livros.


 

7 – Almofadas Renovadas

Podemos reaproveitar tecidos esquecidos no guarda-roupa para renovar nossas almofadas e transformar a decoração da sala de estar. Podem ser feitas a partir de uma camisa, camiseta ou retalhos, você só precisa de pequenos dotes de costura.

 

8 – Móveis Renovados com Contact

Está pensando em trocar os móveis? Dá tempo de repensar a ideia e renová-los com papel contact. Muitas vezes trocando a cor e o puxador, eles ficam com cara de novos.

 

9 – Móveis com Escadas

Este é outro item muito encontrado nas lojas de decoração, mas com sorte você tem uma escada de madeira velha em casa. Elas servem como prateleiras para plantas, para itens da cozinha, do banheiro, closet, são super funcionais.


 

10 – Pequenas pinturas Decorativas

Às vezes você não precisa pintar a parede inteira para uma ter boa decoração. Por exemplo, você alugou um apartamento, a parede está em determinada cor e você não quer modificar a pintura, adicione detalhes que tenham a ver com sua personalidade. Pequenos moldes disponíveis no mercado geram detalhes lindos e com pouco tempo e tinta você consegue ótimos resultados!


 

11 – Decoração com Adesivo

Outro item muito bom para quem mora em apartamento alugado são os adesivos de parede, e também são econômicos, pois não são caros dependendo do tamanho.



 

12 – Decoração com Azulejos Adesivos

Graças aos adesivos dá pra trocar os azulejos da cozinha (ou do banheiro, ou da área de serviço) sem reformar . Há uma variedade de cores e desenhos disponíveis no mercado, você compra e cola, fácil assim. Também não sai caro se comparado com trocar os azulejos da forma convencional, sem falar no tempo e claro, o quebra-quebra.

 

13 – Decoração com Pratos Decorativos

Lembrando da casa da vó, pendurar pratos que podem estar esquecidos em alguma cristaleira, armário ou na casa da mãe vai deixar a casa cheia de vida. Misturar cores e estilos diferentes, na sala de jantar, acima do aparador, no corredor, vale tudo.

 

14 – Decoração com Varal de Fotos

O varal de fotos é o clássico para quem gosta de fotos como um item de decoração. É moderno e fácil de fazer, um cordão ou barbante, prendedores, as fotos e está pronto. Para um charme a mais adicione luzes!


 

15 – Decoração com Fita

A fita adesiva pode virar item de decoração, a receita é fita, paciência e criatividade. O local você escolhe, desde os azulejos da cozinha, portas, cabeceira da cama ou um lugar de destaque na sala de estar.


 

Viu como é fácil decorar de forma simples e econômica? Seja reutilizando materiais ou comprando o mínimo necessário, o que importa mesmo é a criatividade. As ideias você já tem, agora mãos à obra!

Comente!