Como fazer uma horta interna: 6 ideias para cultivar em casa

Cada vez mais queremos saber o que estamos consumindo, então nada mais prático que ter uma horta em casa. E uma horta interna é uma ótima opção pra quem dispõe de pouco (ou nenhum) espaço externo. É muito mais simples do que parece, só depende da sua vontade, alguns materiais, muitas vezes reutilizados, e algumas sementinhas ou mudas.

Hoje trazemos 6 opções de hortas para ambientes internos, cozinhas, apartamentos e sacadas. São hortas compactas. Uma dica para plantar é variar nos temperos, como manjericão, cebolinha, salsinha, tomate cereja, alecrim, erva-doce, hortelã. Já imaginou o cheirinho?

1 – Vasos

Além de ser o clássico local para colocar uma planta, você pode sair do comum, pintando um vaso que já está com cara de velho com tinta lousa e escrever com giz o nome de cada tempero.

Fixá-los na parede, ou em uma estrutura, criando um jardim vertical – ótimo para quem dispõe de muito pouco espaço, como em sacadas ou acima de bancadas. Os vasinhos de lata, que parecem baldinhos e são uma graça, são muito fáceis de encaixar nas combinações: pendurados em varais, sacadas (alguns vem com ganchos), e são um charme.

 

2 – Pallets

Eles podem ser utilizados para tantas coisas, então por que não para uma horta interna? Vale pintar, escrever, pregar, pendurar na parede, encostar no cantinho da sacada, mas lembre-se, faça um bom planejamento do escoamento da água se for utilizá-lo em locais internos. As lonas são uma boa pedida.

 

3 – Xícaras

Xícara não serve só pra servir chá, serve também pra cultivar plantas. Decoradas, de louça, da vó, pintadas, em bancadas ou penduradas. Fica à sua escolha. Dê uma olhada como fica uma horta interna com xícaras:

 

4 – Latas

Não jogue as latas fora, plante um tempero nelas. De todos os tipos, formatos, tamanhos, vale encapá-las com tecido, contact, papel colorido, amarrar fitas e escrever o nome do tempero correspondente, até amassá-las (dê uma olhada nas imagens!). Com um martelo e um prego faça um furo no fundo para o escoamento da água.

 

5 – Gavetas

Aquela gaveta do móvel que não está mais sento utilizado pode servir pra algo, né? Sempre pode. Aqui está uma ideia para ela então.

Veja como as gavetas podem servir para algo muito útil, e que fica muito bonito também. Acaba sendo um mini canteiro, pode ser pendurada na parede, disposta sobre um móvel ou o próprio móvel todo vira o canteiro.

 

6 – Garrafas Pet

Ok, essa ideia aparentemente pode não agradar muita gente, mas é só usar a criatividade que fica bem legal. E, convenhamos, o planeta agradece, né?

Hortas com garrafas pet podem ser cultivadas verticalmente, apenas cortando os lados, usando várias juntas ou uma encaixada acima da outra.

Recortar a parte de baixo e utilizar como pratinho também é uma boa solução, colocando a terra onde tem o bico da garrafa, e virando para baixo. Confira nas imagens.

 

Não esqueça que algumas plantas precisam de mais sol que outras, água também, caso for colocá-las juntas. Gostou das ideias? Então corre fazer a sua horta interna e depois conta como ficou.

Comente!